Este programa mostra-se uma boa opção de programa de formatação, pois ele oferece opções extras que faz com que a formatação seja mais eficiente e com uma menor chance de erro.

Utilizar pendrives para transportar arquivos é uma maneira muito eficiente de ter os arquivos sempre a disposição, como no caso de estudantes, que precisam sempre carregar diversos documentos e trabalhos de casa para a sala de aula. Por conta disso, uma diversa quantidade de arquivos são colocados e transferidos, e realizar formatações do dispositivo para deixá-lo sempre em bom estado é uma ótima maneira de manutenção do pendrive.

O método padrão do Windows é muito eficiente, mas ele tem uma pequena variedade de configurações e opções para o usuário, que opta por utilizar programas externos como o USB Disk Storage Format Tool. Com ele é possível utilizar além das opções comuns de formatação como escolher o nome e sistema utilizado (NTFS, FAT, FAT32 e EXFAT), você pode tomar ações para correção, escaneamento e procura de "sujeiras".

Após baixá-lo e realizar sua devida instalação, execute-o. Se já tiver um pendrive conectado ao computador ele irá reconhecê-lo automaticamente, caso não tenha conecte um. Agora você pode realizar 2 tipos de tarefas, checagem e formatação:

Checagem

Para iniciar uma checagem do dispositivo, basta selecionar no mínimo uma das opções ao lado do botão "Check Drive", sendo elas:

Scan drive - Opção utilizada para encontrar possíveis erros, desde transição de arquivos e possíveis vírus, a até erros de leitura;
Correct errors - Corrige todos os erros encontrados no escaneamento (Scan Drive);
Check for dirty - Procura arquivos quebrados e inúteis para removê-los na opção "Correct errors".
É recomendado realizar essa checagem antes de formatar pois existem alguns erros que não podem ser corrigidos só com a formatação.

Formatação

Primeiro é necessário escolher o sistema que será utilizado, que pode ser NTFS, FAT, FAT32 ou EXFAT. Para entender melhor, a seguir terá uma breve explicação de cada um:

NTFS - Sistema exclusivo para Windows, capaz de criar partições maiores que 32GB, maior nível de compactação e possui um sistema para em casos de emergência (como desligamentos automáticos), arquivos do dispositivo volte para uma versão anterior a do problema;
FAT - Pode ser utilizado em qualquer sistema operacional, ele ocupa menos espaço no dispositivo, é muito mais veloz e também gasta menos memória se comparado ao NTFS;
FAT32 - O mesmo que o FAT, a não ser por utilizar o endereçamento de dados em 32 bits;
ExFAT - É um FAT que utiliza endereçamento de dados em 64 bits, mas com o diferencial de ter uma menor fragmentação dos arquivos e permite a leitura e modificação de arquivos maiores que 4 GB.
Após selecionar o sistema que melhor se encaixa nas suas necessidades dê um nome pro dispositivo em "Volume Label", para que ele não fique com o nome de fábrica. Agora selecione um método de formatação, marcando "Quick format" para uma formatação mais rápida, "Verbose" para uma mais complexa e sem marcações para uma formatação padrão, em seguida clique em "Format Disk" e espere que a formatação seja concluída.

Roda em XP/Vista/7/8Download USB Disk Storage Format Tool